Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural nos próximos dias

17-JUL-2020

Restrição da realização de queima de sobrantes ou queimadas como medida preventiva.

O Município de Guimarães, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, informa o Estado de Alerta face o perigo de incêndio rural até às 23h59 desta quinta-feira, 16 de julho.

Desta forma, foram deliberadas algumas restrições, como medidas preventivas:

- Realização de queima de sobrantes e queimadas;
- Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
- Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
- O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fogo-de-artifício;
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
- A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

O Serviço Municipal da Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal recomendam a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, ou através dos seguintes contactos:

smpc@cm-guimaraes.pt

gtf@cm-guimaraes.pt