Caminhada da Saúde em Guimarães no próximo domingo

07-ABR-2019

A Caminhada da Saúde tem concentração marcada para as 9h00 na Academia de Ginástica de Guimarães, no próximo domingo, 07 de abril.

Realiza-se no próximo domingo (7 de abril, Dia Internacional da Saúde), em Guimarães, a Caminhada da Saúde que assinalará o encerramento do ciclo de iniciativas do programa “Mulheres + Ativas” que tem como objetivo sensibilizar a população feminina para os benefícios que a atividade física regular comporta para a saúde e bem-estar.

O programa piloto “Mulheres + Ativas”, promovido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães, insere-se no SW-UP (Sport for Women in Urban Places), projeto cofinanciado pelo programa Erasmus+ Sport da União Europeia que tem a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre como entidades parceiras em representação de Portugal.

De participação gratuita e aberta a todos os interessados, a Caminhada da Saúde tem concentração marcada para as 9 horas na Academia de Ginástica de Guimarães, de onde os participantes partirão, pelas 10h00, para efetuar um percurso no Parque da Cidade com a extensão de cerca de 4 quilómetros (dificuldade baixa/moderada).

Será realizada uma sessão de aquecimento, com a colaboração do Guimagym, que contará com a presença de convidados especiais: o Super Afonso (mascote do Vitória Sport Clube) e a mascote do clube de ginástica vimaranense.

No final da Caminhada realizar-se-á uma sessão de ginástica para retorno à calma e quem estiver interessado poderá efetuar rastreios de saúde (até as 12h00).

A participação na Caminhada da Saúde não está sujeita a inscrição prévia, recomendando-se aos participantes vestuário e calçado adequado e uma garrafa de água reutilizável (a organização disponibilizará dois pontos para hidratação).
Na Caminhada da Saúde será oferecida uma t-shirt “Mulheres + Ativas” (Limitado ao stock existente. Distribuição inicial pelos portadores do “Passaporte Mulheres + Ativas” devidamente carimbado, seguindo-se, por ordem de chegada, os restantes participantes até ao limite de t-shirts disponíveis.)
O projeto SW-UP tem base científica e assenta na realização de sondagens, inquéritos, partilha de experiências e boas práticas, perspetivando a apresentação de um documento final que reúna recomendações que contribuam para fomentar a atividade física e a participação feminina, sensibilizando as mulheres sedentárias em particular e a comunidade em geral para os benefícios que essa atividade física regular comporta para a saúde.

“Mulheres + Ativas” integrou um ciclo de quatro workshops (realizados na Casa da Memória e versando as temáticas “Mulheres + Ativas” e doenças crónicas, na idade sénior, na adolescência e juventude e na gravidez) e Ginástica no Parque (nos parque da Cidade, da Ínsua, de Lordelo e da Cidade Desportiva), encerrando com a Caminhada da Saúde em que se reforçarão as vantagens do exercício físico, mobilizando todas as forças ativas do concelho para uma mega grande caminhada.

A missão do projeto SW-UP enquadra-se nas políticas europeias de fomento da participação feminina no desporto e atividade física, e concede particular atenção às barreiras que as mulheres enfrentam, designadamente nos ambientes urbanos, e tendo em vista torná-los mais acessíveis, seguros e amigáveis à prática desportiva.

O SW-UP Sport for Women in Urban Places, além da Tempo Livre e da Câmara Municipal de Guimarães, tem sete parceiros internacionais: ALDA - Association for Local Democracy (Estrasburgo, França), IRS - Instituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), Comune di Corbetta (Itália), Polisportiva di Corbetta (Itália), Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), Mulier Institutuut Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), Municipiu Ramnicu Sarat (Roménia) e Sofia (Bulgária).

O projeto “Mulheres + Ativas” tem como parceiros locais o jornal Mais Guimarães e o Hospital da Luz, contando também como a colaboração de um conjunto de entidades locais que aderiram ao projeto (Cercigui, APCG, Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, Casa da Memória, GTEAM, Guimagym, Vitória Sport Clube, Fraterna, Sol do Ave e EIM).


  • Partilhar