Executivo Municipal promove leitura nas escolas no arranque da Semana Concelhia da Leitura

07-MAR-2019

Domingos Bragança explicou aos jovens a importância da leitura para adquirirem conhecimento e fazer frente aos desafios do futuro.

A Semana Concelhia da Leitura em Guimarães arrancou esta quinta-feira, 7 de março, com a visita do Executivo Municipal a alguns estabelecimentos de ensino do concelho. O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, conversou com os alunos das Escolas Secundárias Francisco de Holanda, Martins Sarmento e Santos Simões. A vice-presidente, Adelina Pinto, marcou presença no Centro Escolar de Urgezes e EB23 Egas Moniz, enquanto o Vereador Fernando Sá esteve na Escola da Costa e EB23 Fernando Távora.

O Presidente da Câmara realçou que a leitura faz parte do seu quotidiano. “Leio todos os dias e esse é o conselho que deixo a todos os jovens, porque através da leitura é possível adquirir conhecimento dentro das áreas que selecionamos e com esse conhecimento estarão sempre melhor preparados para enfrentar os desafios do futuro”, salientou Domingos Bragança.

A Semana Concelhia da Leitura visa “promover o incentivo da leitura nos nossos jovens, através de ações que mobilizam a comunidade escolar na interação com outros agentes, nomeadamente intervenientes ligados à literatura e que têm uma comunicação direta com os mais jovens. Nesse sentido, ao longo das próximas duas semanas teremos um conjunto de ações nas várias escolas com a apresentação de projetos e contamos com a participação de Diogo Piçarra, Jimmy P., Inês Guimarães, Eva Machado, Paulo César Gonçalves, Cristina Araújo e Raquel Ramos nos vários agrupamentos escolares do concelho para promoverem a leitura naqueles que são os futuros leitores”, salientou a Vereadora da Cultura, Adelina Pinto.

No dia em que a Biblioteca Raul Brandão assinalou o 27º aniversário, decorreu ainda a entrega dos Prémios do Concurso Literário “Elogio a Sophia”, correspondendo ao desafio feito aos alunos das escolas de Guimarães a produzirem um texto original e criativo centrado na vida e obra e Sophia de Mello Breyner Andresen. As vencedoras foram Eliana Rodrigues (1.º Ciclo - AE Vale de S. Torcato), Marta Freitas (2.º Ciclo - AE Francisco de Holanda), Bruna Pereira (3.º Ciclo - AE Santos Simões) e Ana Teresa ( Ens. Secundário - AE Santos Simões).

No decorrer deste evento, teve início a primeira ação de formação para professores no âmbito da iniciativa “Elogio à Leitura – descodificar para promover”, com o tema “Cérebro e Leitura”, por Teresa Silveira.

Para esta sexta-feira, 08 de março, o destaque vai para o debate sobre o tema “Descoberta ou viagem: a revisitação da história”, com a participação de José Pacheco Pereira e Rui Tavares, no âmbito do Húmus – Festival Literário de Guimarães. A sessão tem início às 21h30 no auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão.


  • Partilhar